domingo, 4 de maio de 2014

Como homens e mulheres encaram a aposentadoria


Escritora Esther Guimarães explica a visão de cada um para essa nova fase

"A aposentadoria em nossa sociedade traz sensações e um universo de possibilidades diferentes para homens e mulheres. Enquanto que para a maioria dos homens o estado de ser aposentado faz com que o mesmo se sinta envergonhado e diminuído devido ao preconceito enquanto suas condições motoras e capacidade de produtividade, a mulher percebe este momento como um novo ciclo de recomeço, no qual poderá iniciar descobertas esperadas por toda uma vida.
A apresentadora e escritora Esther Guimarães explica que “Para ele (o homem aposentado), o que passa a interessar na verdade, são as mudanças que irão ocorrer dali para frente, e de que maneira seu núcleo começará a enxergá-lo diante da constatação do fato de que agora passará a ser visto como um Senhor Aposentado. Isso o leva a projetar suposições de que ele não será mais interessante para as pessoas que faziam parte do seu convívio no ambiente em que construiu uma carreira sólida e promissora, internalizando uma insatisfação, passando a agir como se todo o seu conhecimento e sua vitalidade tivessem sido escassos, levados pelo tempo, assim como sua juventude e mesmo tendo consciência do contrario, não muda em nada a construção do seu raciocínio.” A escritora ainda sugere que o homem que se aposenta deve transpor os preconceitos que foram incutidos nele pelo seu núcleo social e os que ele mesmo criou, só assim irá iniciar uma caminhada em direção ao bem-estar e melhor qualidade de vida. 
De uma forma bem diferente a mulher entra nesse novo ciclo da sua vida com ideias e sonhos programados, buscando almejar uma “nova felicidade”. “Ela sabe que agora terá a oportunidade de se reinventar. Essa mulher entende que conquistou um espaço no mercado de trabalho, cumpriu seu papel e que agora não precisa provar mais nada a ninguém, podendo fazer suas escolhas baseadas em seus desejos sem ter que dar ênfase se vai ou não dar certo”, completa Esther.

Nenhum comentário:

Postar um comentário